Arquitetura e Urbanismo

O curso

– Aulas de cálculo, resistência de materiais, desenho técnico, história da arte, informática e linguagens gráficas se alternam ao longo de cinco anos. Desde os primeiros semestres há aulas práticas e confecção de projetos e maquetes. O desenho é bastante estimulado na faculdade. Há estágio obrigatório e trabalho de conclusão, no qual o aluno deverá apresentar um projeto arquitetônico.

Remuneração

– Seis salários mínimos por seis horas de trabalho, para empregados. Em geral, o arquiteto atua como profissional autônomo.

Onde estudar

– UNICEUMA, UEMA, Feevale, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, UFPel, UFRGS, UFSM, Ulbra, Unicruz, UniRitter, Unisc, Unifra, Unisinos, Univates, UPF, Urcamp, URI

Entenda a profissão

Quem é o arquiteto?

– Uma pessoa que gosta de imagens, presta a atenção em tendências e coisas interessantes ligadas às artes visuais. Gosta de cinema, Bienal, pesquisa e história, tem facilidade para lidar com as pessoas e habilidade para o desenho. No cotidiano, projeta e executa obras, seguindo critérios de conforto, funcionalidade e estética em espaços internos e externos.

O desafio urbano

– Reorganizar as cidades é uma área em crescimento para o arquiteto. O profissional é indicado para pensar e definir as normas (aprovadas por lei municipal) que tratam da densidade das construções, com a definição da altura e distância dos prédios, e das atividades urbanas (regiões onde podem ser instaladas indústrias, lojas e hospitais).

O preconceito

– Na arquitetura de interiores, o arquiteto pode criar novos ambientes em atividades que vão do desenho de móveis à escolha de materiais. A atuação ainda é criticada por profissionais da área que acreditam ser essa a função do decorador e não do arquiteto.

É arte ou arquitetura?

– A arte é fonte de inspiração e abre muitas portas ao arquiteto. Há arquitetos na organização de exposições, na montagem de cenários para TV e Teatro, em programação visual e no design.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s