MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNIA DO MARANHÃO: NOVO PROJETO DE OSCAR NIEMEYER

“O gênio de Niemeyer brindará São Luís com um sofisticado equipamento cultural, que será um pólo gerador de arte, um ponto de referência na paisagem urbana e colocará nossa capital no roteiro das grandes exposições”, afirmou o governador. Oscar Niemeyer, que se encontra adoentado, foi representado pelo arquiteto Jair Valera, de seu escritório.

 Na apresentação foi destacado o carinho que Niemeyer tem pela praça Maria Aragão e o esforço para que o novo museu integre-se no mesmo espaço, como um complemento natural. O novo museu será ligado à praça por uma longa e sinuosa rampa de acesso que atravessará a rua que separa os dois espaços.

 

A praça Maria Aragão foi projetada ao tempo em que Jackson Lago era prefeito da capital e foi a primeira obra de Niemeyer no Nordeste. Ela tornou-se um ponto de referência na cidade, palco de grandes eventos que já integram o calendário cultural de São Luís. O Museu será, além de um marco arquitetônico, um centro de produção para as atividades artísticas no Estado. De três andares, contará com auditório, oficinas e amplos espaços para exibição de obras.O governador Jackson Lago, na visita anterior que fez a Oscar Niemeyer, condecorou o arquiteto com a Medalha da Ordem dos Timbiras no Grau de Grande Oficial, um reconhecimento ao profissional que dedicou a vida à arquitetura e às causas populares. Participaram do encontro no Rio o secretário de Planejamento e Orçamento, Aziz Santos, o assessor especial do Governo do Estado, Luiz Raimundo Azevedo, e o arquiteto Marcelo Espírito Santo .(Meu professor de História da Arte na UFMA TA  MEU POVO)

 

 

 

 

 

Texto Anterior
Governador entrega certificado e Medalha dos Timbiras
Jackson Lago também aproveitou para falar sobre o projeto do Museu de Arte Contemporânea, que será construído próximo à Praça Maria Aragão, e também está sendo desenhado por Niemeyer. A região onde será localizado o museu já se tornou um ponto de referência dos grandes eventos culturais da cidade. “Inicialmente completa a paisagem daquela área e também será importante pela contribuição que vai dar para produção dos artistas plásticos do Maranhão”, afirmou o secretário de Cultura, Joãozinho Ribeiro.

Jackson cumprimenta arquiteto durante entrega de medalha
Depois, Niemeyer e o governador relembraram a visita feita pelo então prefeito Jackson Lago, há dez anos, ao escritório do arquiteto em Copacabana. Na época, os dois trataram do projeto do Memorial Maria Aragão, homenagem à médica maranhense que se destacou pelos serviços prestados à população do Maranhão. “Hoje eu estou alegre de vir aqui novamente para tratar do projeto do museu, que, junto com o Memorial Maria Aragão, vai enriquecer ainda mais o belo patrimônio do Maranhão”, ressaltou Jackson Lago.

Agora, com a construção do Museu de Arte Contemporânea, Niemeyer vai dar mais uma importante contribuição ao Estado, que cada vez mais se firma como um patrimônio artístico e cultural da humanidade. “Não merecia tanta homenagem. Eu sou um ser humano como outro qualquer. Para mim é um prazer trabalhar pelo país inteiro e poder deixar minha obra também no Maranhão.”, acrescentou Niemeyer. 

 

Anúncios

2 comentários sobre “MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNIA DO MARANHÃO: NOVO PROJETO DE OSCAR NIEMEYER

  1. Nossa… muito emocionante e prazeroso saber que aqui na cidade de São Luís haverá mais uma obra do grande mestre Oscar Niemeyer. Um projeto desse porte que é o Museu de Arte Contemporânea do Maranhão é de grande valia para todos os cidadãos desta cidade que irão enriquecer não só em questão de Patrimônio, mas de conhecimento, visto que este Museu trará grandes exposições que circulam pelo mundo todo, e antes não tínhamos a chance de ver senão indo até as cidades brasileiras onde elas ficam em exposição por tempo também limitado. Além disso os nossos artistas também poderão expôr seus trabalhos e mostrar o que o Maranhão tem de melhor no que tange às artes plásticas. É uma grande satisfação e motivo de orgulho para nós maranhenses recebermos tal projeto. E que venham mais!!

  2. parece piada. Em um estado onde simplesmente não existem políticas públicas de fomento a artes visuais. Aonde não existe pensamento crítico, curadoria, nem projetos de arte contemporânea, criar um museu de arte contemporânea? E quem serão os curadores desse museu? O mais importante são as mentes que serão imcubidas da missão de instaurar um projeto à logo prazo de formação, fomento e intercâmbio em artes visuais, pra que o estado não fique refém de políticas oportunistas e indivíduos incompetentes que não sabem gerir nem desnvolver políticas culturais em artes visuais. Enquanto não houver essa preocupação o maranhão vai continuar com a mediocridade e o anacronismo como símbolos de sua inexpressiva arte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s